O equalizador gráfico é o mais utilizado dos equipamentos de processamento de sinais de áudio. É essencial tanto para correção quanto criação em vários níveis de atuação, porém deve ser utilizado com cuidado e bastante critério ou poderá acarretar mais problemas do que proporcionar soluções.
O Equalizador gráfico é um aparelho que contém uma rede de filtros eletrônicos passa-faixas, espaçados em intervalos regulares através do espectro de áudio, permitindo o controle de todo esse espectro. Os equalizadores gráficos de Q-constante podem oferecer precisão e resolução gráficas formadas visualmente pelas diversas posições dos ‘levers’ (hastes) destes controles deslizantes, comparadas com a curva do sinal elétrico encontrada na saída do canal do aparelho.
Todo equalizador gráfico opera pela divisão do sinal de áudio em determinado número de bandas ou vias. Um equalizador gráfico que opera em 10 bandas ou vias, nos proporciona um controle individual sobre cada uma das 10 oitavas da faixa de freqüência audível. Já um equalizador de 15 bandas opera pela divisão de 2/3 de oitava por banda e possuem 50% a mais de seletividade em relação ao de 10 bandas. Os de 31
33
bandas são bem mais seletivos e operam pela divisão de 1/3 de oitava por banda, possuem três vezes mais seletividade em relação ao de 10 bandas.
ALGUNS EQUALIZADORES
UM DOS MAIS USADOS
Q CONSTANTE
Conceito de equalização:
A equalização dos sinais de áudio consiste no controle de graves, médios e agudos, por meio do controle de filtros (construídos, principalmente, a partir de circuitos eletrônicos com AOP’s), com o propósito de eliminar e/ou controlar frequências de sinais que não estão sendo utilizadas - que poderiam ocasionar uma microfonia (realimentação do sinal) - melhorando assim, o desempenho não somente das caixas de som, mas do equipamento de som em geral, e tornando a reprodução sonora mais agradável aos ouvintes.
Essa equalização pode ser realizada na própria mesa de som, ou Mixer, o que é mais comum, ou por meio de equipamentos dedicados, denominados equalizadores.
A equalização é realizada pelo operador de som em todo tipo de show ou reprodução sonora, durante todo ele ou parte dele. É fundamental, principalmente, em ambientes com um projeto acústico não favorável e melhora muito a qualidade do som reproduzido.