Botão PFL Da Mesa de Som
O PFL é um dos recursos mais úteis de uma mesa de gravação ou mixagem. Se a sua mesa de gravação ou mixagem possui este botão, saiba como e quando utilizá-lo para regular os canais de entrada.
O sinal que entra em um canal da mesa tem o seu ganho ajustado para que esteja em um nível apropriado (nominal) para ser equalizado, mixado, gravado etc. pela mesa.
Normalmente, este sinal segue um fluxo que passa pelos filtros, equalizadores, compressores, mandadas auxiliares, controle de MUTE (silenciar) e fader do canal (volume), sendo mixado com os outros canais do mesmo grupo. O resultado é então jogado nas saídas principais da mesa (sistema de P.A.) e nos monitores do técnico (caixas ou fones).
O botão PFL está localizado logo antes do fader de volume e, quando pressionado, conecta o sinal daquele canal diretamente na saída de MONITORAÇÃO, antes do fader. A sigla PFL significa justamente pre-fader-listen, ou "escutar-antes-do-fader". Ao mesmo tempo, a saída principal da mesa é retirada da monitoração (deixa de ser escutada nos monitores), porém continua seguindo normalmente para as saídas principais.
Resultado: o técnico consegue monitorar (escutar e ver) apenas os canais que estão com PFL pressionado, sem interferir no que o público está ouvindo, nas gravações ou retornos dos músicos.
O PFL tem várias utilidades:
- Ajuste do ganho de entrada, uma vez que o medidor da mesa também passa a refletir apenas o canal que está em modo PFL. Visualizando o sinal, o técnico pode certificar-se de que o ganho está bem regulado, que o sinal não está nem muito fraco e nem muito forte.
- Monitoração de um instrumento isoladamente. Será que o microfone do bumbo saiu da posição? Está captando muito vazamento das outras peças? O timbre está adequado? Contém muita reverberação de sala? Coloque os fones e faça seus julgamentos com precisão.
- O que será que os músicos estão escutando no palco ou no estúdio? Se estiver usando a mandada pre-fader para fazer um mix para os músicos, aperte o PFL dos canais enviados e escute exatamente o mix que os músicos estão escutando, sem atrapalhar a gravação ou o P.A. Como o PFL monitora o sinal antes do fader, este é o mesmo sinal que está enviado pelas mandadas pre-fader.
- Por onde está chegando o chiado? Alterne rapidamente entre os PFLs de todos os canais até identificar aquele que está causando o ruído.
- Os níveis do gravador multi-pista estão bem regulados? Se estiver usando a mandada pre-fader para gravar cada canal em uma pista separada, o PFL pode ajudá-lo a regular o nível de gravação, mesmo que aquele canal esteja "mutado" ou bem baixo na mixagem da platéia. Exemplo: microfones de ambiência ou da turma do gargarejo.