O nome já indica, são saídas auxiliares para quando se pretende criar misturas adicionais, além da mistura final da mesa.
As utilizações mais comuns são relacionada a utilização de efeitos externos e monitoração de palco.
Imagine querer colocar um reverb em algum canal da mesa , se fosse para adicionar em todos os canais bastaria colocar o reverb na saída master. Mas no entanto, para colocar em cada canal o reverb a quantidade desejada temos que recorrer o AUXILIAR. Desta forma, é criada uma mistura que será colocada externamente na unidade de reverb, e cujo o processamento será adicionado na mistura geral.
Se um canal não estiver presente nessa mistura não terá reverb. Se estiver presente com um nível menor, terá um ligeiro reverb. Se estiver presente mas com um nível maior , terá maior quantidade de reverb.
RESUMINDO, o nível do auxiliar irá definir a quantidade de efeito desejado por canal.
E a outra forma de usar o auxilar é para fazer monitoração de palco, LIGAR OS RETORNOS.
Quando se pretende ter uma monitoração de palco para que os musicos possam ouvir uns aos outros . O som não é colocado igual as caixas principais, e sim o que é preciso ter como retorno. Os auxiliares permitem então criar uma nova mistura com volumes independentes da mistura geral para o publico, canal a canal colocamos o nível de som que queremos.
PRE E POST
Um aspecto muito importante a ter em conta da configuração dos auxiliares é a escolha entre a opção de Pre e Post, indicando se o som é obtido antes PRE ou depois POST do controle de volume, ou seja, se queremos que o volume do canal influencia POST ou não PRE o auxilar.
Em algumas mesas já vem definido em forma fixa o que o auxilar é. Nas mesas com melhor qualidade tem a opção como um interruptor e pode ser alterada entre POST E O PRE.
UM VÍDEO PARA AJUDAR