CALCULO DE TORRE DE DELAY
Em lugares muito grande como salões igrejas lugares abertos é preciso colocar mais caixas de som para que alcance todo o publico, mais dependendo do posicionamento das pessoas acabam ouvindo dois sons, por isso que se chama TORRE DE DELAY, para que não aja os dois sons é instalado um delay nas caixas do meio para que atrase o som e cheguem por igual, não dando mais a impressão de dois sons mais sim de um som só.
O procedimento é relativamente simples.
Meça a distancia entre o PA e a torre, converta esse valor para MILISEGUNDOS e acrescente mais 20 ms (Efeito Hass).
Depois disso calculado, ajuste o volume até ter a impressão que as torres de delay desapareceram. Os delays não devem parecer que estão ali.
A sequencia de calculo é mais ou menos a seguinte :
- Distancia PA-> Torre : 100 metros (digamos)
- DELAY -> Velocidade do Som = Espaço (distancia) DIVIDIDO pelo Tempo, logo TEMPO = Distancia / Velocidade do som.
A velocidade do som varia com a temperatura, mas para fins praticos vamos adotar C = 344 m/s
Assim TEMPO = 100 metros / 344 m/s => ou seja : Tempo = 0.291 SEGUNDOS ou 291.00 milisegundos, mais o efeito Hass fica : 310.70 mS
LEMBRANDO
DELAY
Um delay (atraso,em inglês) produz exatamente o efeito que seu nome sugere: recebe um sinal e aguarda alguns instantes para reproduzi-lo. O resultado é a execução com alguma demora em relação no som original. Funciona como.se fosse um gravado digital, que registre o sinal de entrada e, depois, o reproduze de acordo com o tempo de atraso determinado pelo usuário. Esse intervalo costuma variar, geralmente entre um e mil ms (os intervalos do tempo de atraso são medidos em milissegundos).
Até 10ms - Podem ocorrer cancelamentos de sinal e o som ficar mais "magro"
Entre 10 ms e 35 ms... Ocorre a chamada dobra (duplicação do sinal, de modo que o som original seja mais facilmente percebido em relação ao sinal atrasado).
"Efeito HAAS" -Atingindo um atraso (delay) de O a 30 milisegundos, a sensação auditiva obtida é de que a fonte está totalmente desligada. Esse efeito recebe o nome de HAAS. Para que isso aconteça, é preciso que, o equipamento esteja ligado no modo estéreo. Ultrapassando os 30 ms de atraso (delay) o ouvido já é capaz de perceber de onde realmente está sendo gerado o som, diferenciando de qual lado do espectro panorâmico ele está sendo transmitido.