Compressor Parâmetros

Compressor Parâmetros 


RATIO  = DETERMINA A RAZÃO QUE O SOM VAI SER COMPRIMIDO,  O QUANTO VAI COMPRIMIR DO DB QUE VAI PASSAR .
THRESHOLD = É  O PONTO LIMITE EM VALOR DB
KNEE=  É A CURVA QUE O COMPRESSOR ATUA, QUANTO MAIS FECHADO,  MAIS SECO FICA A COMPRESSÃO.
ATTACK= TEMPO QUE COMEÇA ATUAR O COMP.
RELEASE=  QUANTO TEMPO VAI FICAR ATUANDO PARA VOLTAR O SOM NORMAL.
GAIN = VOLUME










Existem tipos diferentes de compressores, mas todos eles têm basicamente quatro tipos de parâmetros:

1. Threshold - Ajusta o nível que o sinal deve atingir para o compressor ser acionado. Até atingir essa "linha", o sinal não sofre alterações. Quando atinge e passa desse limite, ele é comprimido. 

2. Ratio - Ajusta o quanto de compressão vai ser aplicada em dB quando o sinal ultrapassar o threshold - razão entre o sinal que entra e o sinal que sai. Um ratio (ou razão) de 5:1 significa que um sinal de 5 dB acima do threshold irá deixar o compressor apenas a 1 dB acima do threshold.

3. Attack - Ajusta o quão rápido o compressor vai ser acionado depois que o sinal atinge o threshold. Valores típicos para velocidade do ataque variam entre 1 milissegundo até mais do que 100 milissegundos. Variações no tempo de ataque de um compressor podem mudar a característica do som. Um exemplo seria um compressor na caixa da bateria com um ataque extremamente rápido. O compressor será ativado muito rapidamente, reduzindo ganho instantaneamente. 

4. Release - Ajusta o quão rápido o compressor deixará de atuar depois que o sinal atinge o threshold novamente. Valores típicos para release vão de 20 milissegundos até 5 segundos. Como o attack, deve-se ter critério para o uso. Seus valores mudarão de acordo com o instrumento e tipo de música.

Limiter

Um limiter é um compressor com um ratio alto e geralmente com um ataque rápido. O nome popular mais conhecido seria o "brick wall limiter", ou muro. Esse tipo de limiter tem um ataque muito rápido e ratios de 20:1 ou mais. O limiter normalmente é utilizado quando se precisa de um volume considerável, mas sem correr o risco de sobrecarregar (overload) o seu output.

Agora que você já conhece todos os parâmetros do seu compressor procure testar diferentes opções de regulagem em variados instrumentos. Obviamente cada peça terá um som diferente e funcionará melhor em diferentes instrumentos. Um compressor pode soar mais macio e funcionar melhor em instrumentos como a voz, o baixo, clarinete, etc. Outros são mais ríspidos ou agressivos e funcionam bem na caixa da bateria, percussão, guitarras. Lembre que tudo depende da regulagem. Não tenha medo de testar todas as opções. Se você sentir que uma voz precisa é de algo mais "duro", teste. Sem preconceitos.





VEJA MAIS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Projetos de Som Ambiente