Gate Parametros

Parâmetros do Gate

Threshold
É neste parâmetro que definimos o ponto de monitoração do sinal, acima ou abaixo deste que serão executadas as próximas ações do Gate. Para aplicar é simples, você verifica o nível de sinal que este canal está entrando e define valor para que abaixo ou acima seja executado o Attack.
Attack
É neste parâmetro que definimos o quanto de tempo o Gate vai reter o sinal após ultrapassar o valor definido no Threshold. Uma definição rápida, ou menor valor, faz com que o próximo parâmetro seja executado imediatamente.
Hold
É neste parâmetro que definimos o quanto de tempo o Gate permanecerá aberto quando o sinal ficar reduzido abaixo do valor definido no Threshold. Um tempo muito curto pode fazer com que o Gate acabe cortando os harmônicos estragando a sonoridade do sinal, um tempo muito longo pode acabar liberando para que outros sons possam passar por este canal.
Release/Decay
É neste parâmetro que definimos o quanto de tempo o Gate vai demorar (após a conclusão do tempo do Hold) fechando completamente o sinal baseado no tamanho do Range. Assim como Hold, um tempo muito curto pode estragar a sonoridade do sinal, um tempo muito longo pode deixar passar algum som indesejado .
Range/Depth
É neste parâmetro que definimos o quanto desejamos que o sinal seja reduzido quando a porta é fechada. Quantidades extremas corta o sinal por completo.
Filter
É neste parâmetro que definimos em qual faixa de frequência do sinal o Gate estará monitorando. Ainda que seja uma faixa de frequência reduzida de monitoração, o processamento do dinâmico é efetuado em toda faixa de frequência do sinal.
Cue/Monitor
É habilitando este parâmetro que podemos ouvir somente a faixa de filtro aplicada para uma aplicação mais detalhada ao regular o filtro de frequências.
SideChain/Source
É neste parâmetro que definimos de onde partirá o recurso do sinal que será monitorado, podendo receber o sinal antes ou depois do equalizador paramétrico ou então receber o sinal de outros canais.



Como o Gate funciona
O primeiro passo é entendermos que os processadores de dinâmica são baseados em volume. Ou seja, modificam a amplitude de sinal baseado no nível de volume monitorado. Também precisamos entender que se a fonte sonora for modificada ou existir alguma modificação no sinal antes da monitoração do processador, o resultado poderá deixar de ser satisfatório. Muito comum existir esta diferença quando é substituído o cantor, músico, instrumento, captação, ganho, equalizador, outros processamentos e etc.
O Gate faz justamente a função na qual a tradução dele se refere, ele é um portão de níveis de sinal, deixando passar o sinal somente quando este ultrapassa um nível definido. Assim, qualquer sinal abaixo desta definição terá este portão fechado e não poderá sair.
Assim como nas gravações, no Ao Vivo a ideia é a mesma, definir um ponto no qual ruídos, chiados e outros sinais indesejados ficam trancados, e somente quando o som desejado ultrapassar o ponto sendo superior aos sons problemáticos é que o Gate é aberto.
Normalmente vemos muito este processador ser muito usado junto a instrumentos percussivos que demandam muitos microfones, por exemplo, uma bateria em que cada tambor recebe muitas vezes um ou mais microfones, acaba que a captação de uma peça também capte o som da outra peça podendo causar um desconforto em ouvir processamentos diferentes. A utilização do Gate, neste caso, pode fazer com que o microfone de cada peça só seja aberto quando a peça microfonada produza som, fazendo com que a mixagem acabe se tornando mais limpa, pois ao tocar em outra peça, esta não produzirá volume acima do nível definido para liberar o som desta captação.
Por isto que muita gente acabou vinculando o uso de Gate somente em instrumentos percussivos, mas podemos usar em várias outras aplicações onde se deseja isolar o sinal quando não existindo a fonte sonora desejada. Outro exemplo, vento, seja de um ventilador ou de um evento aberto, acabamos tendo este sopro aparecendo no canal incomodando no resultado. Também um microfone de comunicação, que pode estar enviando o som do ambiente para os fones poluindo os mesmos quando não está sendo comunicado nada.
Algumas pessoas deixam de usar este recurso justamente para efetuar a soma do sinal captado em outros microfones junto ao microfone principal da peça, mas isto pode também causar problemas, pois quando uma fonte é captada por dois microfones em diferentes posições, haverá diferença de tempo podendo ocorrer diferença de fase em algumas frequências, com isto irá existir o cancelamento. A aplicação do Gate neste caso poderá ajudar aliviar este problema, deixando o microfone mais distante sem som.







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