Hoje em dia existem vários tipos de microfones e formas de usá-los, para uma melhor performance na gravação ou ao vivo é preciso saber como usar pois se usar mic errado pode ocorrer varias complicações
então siga alguns microfones e formas de usa los abaixo.
Antes, é preciso saber o padrão polar do microfone;
- omnidirecional - A sua capsula vai captar o som de qual de todas as direções, usa-se muito em coral ou quando quer capitar o som de ambiente.
- Cardióides - Captam com maior eficácia os sons emitidos na sua frente. À medida que a fonte sonora se desloca do eixo central do microfone, sua captação é reduzida. Desta forma, sons vindos de trás não são captados ou são captados com pequena intensidade.
- Super e Hiper-Cardióides - Captam além dos sons emitidos na sua frente, parte dos sons emitidos na parte de trás. Isto é bastante útil para aumentar o ganho do som, sem que haja microfonia.
- Shoutgun- Ele direciona em uma linha reta com muita distancia, mira onde quer captar o som.
microfone figura 8 - capta na frente e a traz
É sempre bom comparar as especificações dos fabricantes
Normalmente um fabricante de microfones fornece as seguintes especificações:
Resposta em frequência
Impedância: Representa de certo modo a sua resistência interna. Na aproximação mais simples deste conceito percebe-se que nos microfones de baixa impedância, inferior a 600 ohm, permite a montagem de cabos de grande comprimento até 10m sem perdas de sinal significativo enquanto nos mics de alta impedância com valores na ordem de 5000 ohm, em cabos com mais de 3 metros já ocorrem perdas significativas.
Sensibilidade: É a relação entre o nível eléctrico de saída do microfone e a pressão sonora incidente. A sensibilidade mede a tensão que o microfone produz, caracterizando a sua eficiência.
Ruído de fundo: Provocado pela resistência da bobina ou da fita, no caso dos mics dinâmicos; no caso dos microfones de condensador, resulta do ruído térmico das resistências e do ruído electrónico do pré-amplificador
Nível máximo de pressão sonora: É o nível de pressão sonora que o microfone admite correspondente a uma distorção harmónica total de 0.5% a 1000Hz
Dinamico- aguenta maior pressão sonora, e a sua resposta de frequncia é mais limitada
é usado para micro fonação de instrumentos e canto de som forte
ele o essencial para qualquer estúdio de gravação ou micro fonação de instrumentos SM57
Um padrão da
indústria para o desempenho e gravação, o SM57 versátil e robusto é um
instrumento excepcional para micro fonação e microfone de vocal.
·
Microfone de mão ou para a montagem de guitarras, vocais e outros
instrumentos em aplicações de som e gravação ao vivo
·
Cartucho dinâmico com padrão polar cardióide.
não recomendado para sons suaves ou queira captar muitos harmônicos
Condessadores é mais sensível que o cardioide, é um tipo de microfone mais refinado,
vai ter resposta maior nas frequências com muito mais harmínicos essencial para gravar voz e instrumentos.
Não é recomendado para sons ao vivo, bumbo ou caixa
Microfones para gravar ambientes ou coral, é utilizado microfones shoutgun pois tem um alcance mais longo, alguns modelos são omnidirecional .
Microfone especifico para coral, condensador omnidirecional
microfone para instrumentos de sopro.são microfones condensadores Premium cardióides que são fixados no corpo de instrumentos de sopro ou no aro de instrumentos de percussão. O gooseneck integrado e a junta flexível permitem que o microfone seja facilmente fixado e o shock-mount reduz a captação de ruídos mecânicos de vibração. Uma trava que fixa o gooseneck em determinado ângulo também é fornecida, permitindo melhor retenção do microfone durante performances mais ativas.
Por fim sempre que for utilizar um microfone fique atento as suas configurações para utilizá-lo com maior qualidade na sua captação.
VALEWWWWWWWWWWWWW